sábado, 29 de março de 2014

CRIAÇÃO E FUNDAÇÃO DE TUTÓIA

 este e o brasão da época da fundação
CRIAÇÃO E FUNDAÇÃO DE TUTÓIA 
Tutóia foi fundada em 29.03.1938 pelo decreto -lei Nº 45 pelo qual foi mantido o nome Tutóia. Os dois fundadores da Antiga e Nova Tutóia Foram.
Os dois fundadores da Antiga e Nova Tutóia são: Pe. 
JOÃO TAVARES e PAULINO GOMES NEVES, respectivamente.
Pe. JOÃO TAVARES
 fundador da antiga Vila de Tutóia, era natural do Rio de Janeiro, nascido a 24 de setembro de 1.679 e falecido a 24 de setembro de 1.743.
Veio para o Maranhão como mestre de Filosofia e Teologia, com a disposição de voltar, tão logo terminasse a missão da qual fora imcubido; não fazendo porém, segundo opiniões, por amor aos Teremembés. Foi missionário 12 anos e Vice Reitor do Colégio do Maranhão. Lecionou Gramática, Filosofia e Teologia. Entrou na Companhia de Jesus a 11 de junho de 1.697. Faleceu com 64 anos no dia do seu aniversário.

PAULINO GOMES NEVES
 fundador da Nova Tutóia nasceu na antiga Vila, a 13 de agosto de 1.854, sendo filho de Antônio José das Neves, de origem portuguesa e Rosa Gomes Neves, natural da mesma Vila. Trabalhou numa firma comercial na capital do Estado e, voltando a sua terra, um de seus primeiros ramos de vida foi o comércio. Ocupou as mais destacadas funções no Município e foi chefe político de renome. É considerado o pioneiro do incentivo à navegação marítima e fluvial, para lá levando os primeiros navios e ancorarem em Tutóia, o "Colombo" e o "Cabral".
Como homenagem ao Capitão dos Portos que autorizara o tráfego de embarcações naquela área, deu o nome de Belfort Guimarães à avenida principal, que passa em frente ao Porto, esse nome, substituído depois para Avinida Paulinos Neves, em homenagem ao fundador da Nova Tutóia. Foi ele aliás, quem construiu no local, a primeira casa de pedra e de cal para a sua própria residência conhecida como "Chalet" onde viveu e faleceu. Construiu mais 32 prédios de porte médio, até hoje existentes, inclusive o "Chalet". Conseguiu junto aos poderes públicos, a instalação, em Tutóia, das principais repartições como Correios e Telégrafos, Mesa de Rendas Federais ( hoje Receita Federal ), Coletoria Federal, etc.
Outras pessoas ilustres também são destaques na antiga Tutóia: Euzébio Athayde, Joaquim Veras e Clementino Ramos. Na Nova Tutóia, destacam-se: Coronel Franklin Gomes Veras ( cunhado do fundador ), Sabino Conceição, Artur de Almeida Athayde, José de Athayde, Euclides Gomes Neves, Lucas Cardoso Veras e Celso dos Santos Veras.
Desses vultos ilustres, alguns colaboraram para a fundação de Tutóia e outros nas fases políticas e desenvolvimento do município.


 
FONTE DE PESQUIZA: 
Livro Panorama historico de tutoia - São Luis - 1987


NETA DE PAULINO NEVES


 PASTOR HELIO E MARIA NEVES
MARIA NEVES: PASTO SE VOCE VOLTACE O QUE QUE VOCÉ QUERIA SER.
PASTOR: EU QUERIA SER UMA MULHER.
MARIA NEVES: PORQUE PASTOR?
PASTOR: PORQUE EU QUERIA SER MÃE, COISA BOA E MAMÃE E MUITOS NãO DÃO VALOR.
PASTOR: E TU MARIA O QUE QUERIA SER.
MARIA NEVES: EU QUERIA SE HOMEM MACHO.
PASTOR: PORQUE MARIA ?
MARIA NEVES: COISA BOA E SER MACHO NÃO DAR SATISFAÇÃO A NIGEM TODOS RESPEITAM.
 
Palestas ( brincadeira ) entre Maria Neves e oPastor Helio Maranhão 
não se sabe a data mais foi em 1987 na casa de Dona Naize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário