segunda-feira, 24 de março de 2014

HOMENAGENS


1º DAMA DO MUNICÍPIO DE TUTÓIA
 MARIA DO SOSORRO CALDAS
  NO PERÍODO DE 01.01.1993 A 31.12.1996
FALTA BIOBRAFIA ?

 AGUARDE BUBLICAÇÕES, ESTAMO MONTANDO AOS POUCOA 

 ************************************************************************
ALMERITA FROTA ARAUJO

O Hino de Tutóia tem letra e música de autoria do Padre Jocy Neves Rodrigues
Foi oficializado no dia 15/03/1982, 
na sessão da Câmara Municipal, pelo Decreto 76, sob a Presidência da  
Vereadora Almerita Frota Araújo.


                                                         I
Suaves rios e mares bravios
Matas floridas, verde coqueiral,

Terra de amor, feliz amostra
Do paraíso terreal

                    Estribilho

Praias amenas, brisas serenas
Dunas beijando igarapés, (bis)
Campos risonhos, terra de sonhos

Tutóia dos Teremembés

                       II
Céus povoados de aves multicores
Garridas flores perfumando os ares
Vida inspirando mil amores
Pelos teus lagos e teus mar
                      III
Filha do amor dos santos missionários
Berço feliz de heróis desbravadores,
De tua história e tua cultura
Seremos sempre defensores

*******************************************************************************

 PADRE JOCY NEVES RODRIGUES

Filho de Tutóia, 25 de junho de 1917 

Morreu ontem aos 89 anos de idade no Hospital Centro Médico, vítima de falência múltipla dos órgãos, o Padre Jocy Neves Rodrigues. Ele estava internado há mais de um mês devido a uma pneumonia. O corpo será velado hoje na Igreja de Santo Antônio. Neves foi um dos criadores do Hino do Colégio O Bom Pastor. Fica aqui nossa homenagem ao nosso querido pastoreiro invulgar, Padre Jocy Neves Rodrigues.
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão
——————————————–
Hino do Cólégio O Bom Pastor
Letra/música: Pedro Coimbra R. Júnior e Pe. Jocyr Neves Rodrigues


Disciplina, responsabilidade
Comprometimento social,
No serviço à comunidade,
O Bom Pastor é o patrono principal
Refrão:
O Bom Pastor dá a vida às ovelhas
O Bom Pastor educa e congrega
Faz da doação uma missão
E faz em Cristo o Dom da entrega
Cidadania exercida com amor
Na educação de jovens e crianças
Para construir um mundo todo novo
Na busca da luz é a esperança
Estimulando o aluno a crescer
Na formação de críticas consciências
No currículo de sua formação
Do esporte à vivência das ciências
Educando desde os primeiros passos
Com seriedade e compromisso
Com exemplo do nosso patrono
Nosso modelo, O Bom Pastor
È Jesus Cristo
Inspirados no Evangelho do Senhor
Os fundadores buscam o nome ideal
Escolhendo com clareza e consciência
O Bom Pastor se faz ideal.

FONTE DE PESQUIZA:
Colegio Bom Pastor 
Rua 6, Quadra 25, Casa 46 - Cohatrac II
São Luís, Maranhão - Brasil

 MAIS INFORMAÇÕES
Jocy Neves Rodrigues
Padre jocy Nves Jodrigues e irmão de Antoniom Jose Neves Rodrigues.
Autor de vasta obra musical (mais de trezentas músicas, incluindo o hino de Tutóia, sua terra natal) e literária, recusou participar da "imortalidade" da Academia Maranhense de Letras. Destacou-se, outrossim, por seu espírito de vanguarda ao unir as culturas clássica e popular na adaptação dos quatro evangelhos aos ritmos de xote, baião e polca, além de ritmos genuinamente maranhenses. Foi, também, responsável pela ordenação do primeiro padre negro da história do Nordeste, um dos inúmeros fatos marcantes de seus 67 anos de sacerdócio.
Vida
Era o primogênito dentre os quatro filhos de Delmar Neves Rodrigues e Adalgiza Neves (filha do coronel Paulino Neves, fundador de Tutóia). Ele dizia que recebera o chamado para servir a Deus ainda na infância, quando da ocasião de sua primeira Eucaristia, aos sete anos de idade.
A partir daí, dedicou-se aos estudos primários em Tutóia, para poder ingressar no seminário. Para isso, no entanto, era necessária a obtenção do certificado da quinta série do ginásio (ensino fundamental), o qual não era concedido em sua cidade natal. Em decorrência disso, Jocy rumou aos onze anos de idade para o município de Parnaíba, no Piauí, a fim de obter tal certificado. Conforme conta sua irmã mais nova Teresinha de Jesus Rodrigues Pereira, Jocy obteve nota dez em todas as disciplinas no Ginásio Parnaibano. Por isso, os diretores da escola ofereceram-lhe uma bolsa de estudos para terminar todo o ginásio naquela instituição. Jocy, porém, não desviou de seu intento original e recusou a oferta, declarando a sua vontade de embarcar para São Luís e ingressar no seminário. Os diretores, por sua vez, adicionaram à oferta a concessão da farda e dos livros. O futuro sacerdote lhes respondeu então: "Quero ser padre. Vou estudar no seminário em São Luís".
No ano de 1929, entrou para o Seminário Santo Antônio, em São Luís, onde sempre se destacou pelas boas notas. Foi ordenado presbítero aos 22 anos de idade, a 8 de dezembro de 1939.
De volta a Tutóia, em 17 de janeiro de 1940 Jocy celebrou sua primeira missa. De forma cantada, a celebração ocorreu na atual Igreja Matriz do município, que ainda estava sendo construída. Em março do mesmo ano, seguiu para Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde ingressou na Província Brasileira da Congregação da Missão, da Ordem dos Lazaristas. Findo o noviciado em 1942, nomearam-lhe para trabalhar em Ilhéus, na Bahia. Ao fim sua missão no local, foi para Fortaleza, no Ceará.
A falta de padres no Maranhão, entretanto, levou o então arcebispo da Arquidiocese de São Luís, Dom Delgado, a pedir que, em 1952, o padre Jocy retornasse a seu Estado natal, onde acabou realizando trabalhos pastorais em vários municípios, entre os quais: Barreirinhas, Tutóia, Coroatá e São Luís (paróquias de São Vicente de Paulo e Nossa Senhora da Conceição; capela do Colégio Marista; auxiliou na fundação da Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro da Cohama).
Jocy era um padre do povo. Via no resgate dos desafortunados e "desviados" o escopo primordial de sua missão. Convivia, tal qual Jesus Cristo, da maneira e em meio aos pobres.
Concluiu seus mais de sessenta anos de sacerdócio como pároco na Igreja Jesus Bom Pastor, no bairro do Jardim Renascença, onde morava em São Luís. Recebeu, à mesma época, autorização do arcebispo de São Luís Dom Paulo Ponte para construir uma pequena capela em sua residência, local em que passou a meditar diariamente.
Sofreu um acidente vascular cerebral em meados de 2002, o qual limitou sua locomoção, mas não sua cognição. Faleceu às vésperas de completar noventa anos de vida, a 7 de maio de 2007, por falência múltipla dos órgãos.
Em 22 de abril de 2008, o então Prefeito de São Luís Tadeu Palácio sancionou, após o decreto da Câmara Municipal, uma lei que instituiu a denominação de Praça Jocy Neves Rodrigues à área que contorna as ruas do Ipês e das Avencas, localizada no Jardim Renascença, na Capital do Maranhão.
Obras
  • Mais de trezentos salmos musicados, orações e cantigas litúrgicas, como as canções: "O Papa é Pai", "Foi o Amor" e "Salve Maria"; o salmo "O Senhor é Meu Pastor"; e e as Orações Eucarísticas Nº V e Nº VIII.
  • Livros como "Vida de Padre é Fogo", "Crise, Crescimento e Libertação", "As aventuras de Marcelo", "Assim Rezava Jesus", "Escola Modais da Folck/Música do Maranhão no Caroço de Tutóia", "Ofício Divino das Comunidades" e "Evangelho em Ritmo Brasileiro".
  • Hinos municipais de: Tutóia, Barreirinhas e Coroatá, localidades do interior maranhense.
  • FONTE DE PESQUIZA
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 24.07.2013 
PADRE HELIO MARANHÃO


Hélio  Maranhão, nasceu em 27 de Maio de 1930, em Barra do Corda, Estado do Maranhão; filho de Raimundo Leonildo Albuquerque Maranhão e de Perpétua Nava Maranhão. Padre Secular com o título de Monsenhor; ingressou no Seminário Santo Antônio de São Luis, Capital do Maranhão aos 12 anos de idade, levado pelo Padre Cincinato, onde cursou filosofia, curso oficializado, reconhecido pelo MEC,  em São João Del Rei, na Faculdade “Don Bosco”de Filosofia, em Minas Gerais.
Em 1953 foi enviado a Roma, por D. Delgado, para fazer o Curso de Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Lá ordenou-se padre em 22 de dezembro de 1956, na Basílica de São João de Latrão, pelo Cardeal Tràglia – o Cardeal Vigário de S. Santidade,  o Papa Pio XII. Foi o primeiro padre maranhense formado e ordenado em Roma.
Ao retornar  ao Brasil, em 1956, passou por Dakar, na África, onde celebrou uma das suas primeiras missas, e ao chegar ao Maranhão, ficou em Codó como Vigário Cooperador  do Padre Cincinato.
Em 1964 chegou a Tutóia para assumir a Paróquia, onde permaneceu por 25 anos, 4 meses e 3 dias. Em Tutóia, fundou, juntamente com um grupo de cidadãos tutoienses, a Organização Social João Tavares, o Colégio Almeida Galhardo, a Salina Povo de Deus, a Escola de Datilografia Teotônio Neves e criou as CEBs - Comunidades Eclesiais de Bases, através das quais ficou famoso.
Por ter prestado relevantes serviços ao Município de Tutóia, em merecido mérito, foi-lhe conferido o título de Cidadão Tutoiense, pela Câmara Municipal de Tutóia, no Governo Felipe Ramos. Possui também o título de cidadão Codoense.
Mudou-se para São Luis do Maranhão onde reside até hoje. Lá chegando assumiu a Paróquia de São Vicente, no Apeadouro.
Foi o criador e o primeiro Presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-ITERMA, empossado em 19 de março de 1982; tomou posse da Capelania Militar da PMMA, em 24 de novembro de 1993, no posto de Capitão, pelo então Governador Edson Lobão e nomeado Capelão Militar pelo Arcebispo Militar do Brasil D. Geraldo do Espírito Santo Ávila; assumiu a Diretoria do Centro Hospitalar da PMMA (CHPMMA) em 12 de novembro de 1996. É Sócio Titular da Academia Barracordense de Letras, fundador da Cadeira de número 19, patroneada por Maranhão Sobrinho, empossado em 13 de dezembro de 1997; Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras, ocupante da Cadeira de nº 21, patroneada por Maranhão Sobrinho, eleito em 16 de julho de 1998 e Presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia, eleito em 25 de novembro de 2.002.
 

A missa foi presidida pelo aniversariante do dia Monsenhor Hélio Maranhão, e concebrada pelos vigários paroquiais, pe. Claudio e pe. Alaôr  e um diácono amigo do Monsenhor.
Além dos amigos e familiares do Monsenhor, estiveram presentes na Missa os primeiros alunos da turma do Colégio Almeida Galhardo, Escola fundada pelo Monsenhor, que era uma escola particular de grande tradição e é hoje municipalizada.
Na ocasião também se comemorou os 50 anos de fundação da escola, com a participação de representantes da escola, professores, pais e alunos.
Mons. Hélio Maranhão, nasceu em Barra do Corda em 27 de maio de 1930. Aos 13 anos foi para o Seminário. Em 1953, viajou para Roma, onde foi ordenado padre e ficou até 1957, quando voltou para São Luis. Mons. Hélio tem 3 cidadanias - a de Barra do Corda; de Tutóia, onde passou muitos anos e a de Codó, onde foi cooperador com o Pe. Cicinato Ribeiro Rêgo.
Também pertence a 3 Academias de Letras - Barra do Corda-Cadeira 21, Tutóia-cadeira 1 (onde foi o fundador) e São Luís-cadeira 21. Hoje, Mons. Hélio é o Capelão mais antigo do mundo, é Ten. Cel QOCPM e Capelão Chefe da Capelania da Policia Militar do Maranhão, desde 24 de novembro de 1993.
Atualmente é o mais idoso Capelão da Policia Militar do Maranhão, foi nomeado a pedido do então Bispo Dom Afonso de Oliveira, SDS, primeiro Bispo da Diocese de Brejo.

Um pouco da História de Monsenhor Hélio Maranhão
* Hélio  Maranhão, nasceu em 27 de maio de 1930, em Barra do Corda, Estado do Maranhão; filho de Raimundo Leonildo Albuquerque Maranhão e de Perpétua Nava Maranhão. Padre Secular com o título de Monsenhor; ingressou no Seminário Santo Antônio de São Luis, Capital do Maranhão aos 12 anos de idade, levado pelo Padre Cincinato, onde cursou filosofia, curso oficializado, reconhecido pelo MEC,  em São João Del Rei, na Faculdade “Don Bosco”de Filosofia, em Minas Gerais.
Em 1953 foi enviado a Roma, por D. Delgado, para fazer o Curso de Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Lá ordenou-se padre em 22 de dezembro de 1956, na Basílica de São João de Latrão, pelo Cardeal Tràglia – o Cardeal Vigário de S. Santidade,  o Papa Pio XII. Foi o primeiro padre maranhense formado e ordenado em Roma.
Ao retornar  ao Brasil, em 1956, passou por Dakar, na África, onde celebrou uma das suas primeiras missas, e ao chegar ao Maranhão, ficou em Codó como Vigário Cooperador  do Padre Cincinato.
Em 1964 chegou a Tutóia para assumir a Paróquia, onde permaneceu por 25 anos, 4 meses e 3 dias. Em Tutóia, fundou, juntamente com um grupo de cidadãos tutoienses, a Organização Social João Tavares, o Colégio Almeida Galhardo, a Salina Povo de Deus, a Escola de Datilografia Teotônio Neves e criou as CEBs - Comunidades Eclesiais de Bases, através das quais ficou famoso.
Por ter prestado relevantes serviços ao Município de Tutóia, em merecido mérito, foi-lhe conferido o título de Cidadão Tutoiense, pela Câmara Municipal de Tutóia, no Governo Felipe Ramos. Possui também o título de cidadão Codoense.
Mudou-se para São Luis do Maranhão onde reside até hoje. Lá chegando assumiu a Paróquia de São Vicente, no Apeadouro.
Foi o criador e o primeiro Presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-ITERMA, empossado em 19 de março de 1982; tomou posse da Capelania Militar da PMMA, em 24 de novembro de 1993, no posto de Capitão, pelo então Governador Edson Lobão e nomeado Capelão Militar pelo Arcebispo Militar do Brasil D. Geraldo do Espírito Santo Ávila; assumiu a Diretoria do Centro Hospitalar da PMMA (CHPMMA) em 12 de novembro de 1996. É Sócio Titular da Academia Barracordense de Letras, fundador da Cadeira de número 19, patroneada por Maranhão Sobrinho, empossado em 13 de dezembro de 1997; Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras, ocupante da Cadeira de nº 21, patroneada por Maranhão Sobrinho, eleito em 16 de julho de 1998 e Presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia, eleito em 25 de novembro de 2002.
 
O Pasto de Tutóia


Ao Eterno "PASTOR DE TUTÓIA" Fundador das CEB'S, Nossa Eterna Gratidão.

Após coordenar o ensino religioso do Instituto de Educação do Maranhão (1960) e lecionar Filosofia e Religião na Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão (1960-62) e Doutrina Social na Faculdade de Enfermagem (1961-62), foi nomeado vigário ecônomo e pároco de Tutoia-MA, onde permaneceu de 1964 a 1989 e teve grande atuação religiosa e social. Fundador e diretor do Colégio Almeida Galhardo e dos complexos educacionais dos povoados Barro Duro e Paulino Neves, também criou e dirigiu as Comunidades Eclesiais de Base de Tutoia, o Social Tutoia Clube, a Organização Social João Tavares, o Hospital-Maternidade Zuza Neves, o Lactário Margaridinha; organizou a Salina Povo de Deus, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reorganizou a Colônia de Pescadores Z/12 Sá Viana e coordenou a Pastoral Diocesana de Brejo-MA.


Um comentário:

  1. Sua informação sobre o prefeito José de Almeida Véras, está errada ele foi prefeito de 1966 à 1970 entregando ao prefeito Zilmar, gostaria q vcorrija.

    ResponderExcluir